sábado, 16 de fevereiro de 2013

Luz do Sol 2007

Luz do Sol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luz do Sol
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração55 minutos aproximadamente
Criador(es)Ana Maria Moretzsohn
País de origem Brasil
Idioma original(em português)
Produção
Dire(c)tor(es)Ivan Zettel
ElencoLuma Costa
Thiago Gagliasso
Luiza Tomé
Giuseppe Oristânio
Paloma Duarte
Petrônio Gontijo
Patrícia França
Juliana Silveira
Leonardo Brício
Karine Carvalho
Maria Ribeiro
(ver mais)
Tema de abertura"Luz do sol", por Jorge Vercilo
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Record
Transmissão original21 de março de 2007 - 20 de novembro de 2007
Nº de episódios210[1]
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Luz do Sol foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida originalmente entre 21 de março e 20 de novembro de 2007, em 210 episódios. É a terceira das sete telenovelas exibidas como "novela das oito" pela emissora entre 2006 e 2010, sucedendo Cidadão Brasileiro e Bicho do Mato no horário e antecedendo Amor e Intrigas. É uma obra representativa na história da teledramaturgia da emissora não apenas por isso, mas por ter sido a primeira obra escrita pela autora Ana Maria Moretzsohn para a Record.
Escrita por Morethzsohn e dirigida por Ivan Zettel, Luz do Sol foi a a 8ª telenovela exibida pela emissora[2] desde que a produção de obras de teledramaturgia foi retomada, em 2004, e apresentou Luma Costa, Thiago Gagliasso, Luisa Tomé, Giuseppe Oristânio, Floriano Peixoto, Paloma Duarte, Petrônio Gontijo, Patrícia França, Leonardo Brício, Bete Coelho, Maria Ribeiro, Leticia Colin e Karine Carvalho nos papeis principais.
Classificada pela crítica como uma "novela para toda a família", a trama apresentou temas tradicionais do gênero - e, embora os roteiros e as atuações tenham sido bastante elogiados, a falta de "ousadia" foi avaliada como um ponto negativo, sendo apontado pela mídia especializada desde o início que seria difícil para um "folhetim tradicional" que não fosse produzido pela Rede Globo obter o interesse do público - tanto que, durante a sua exibição no Brasil, a produção obteve uma audiência média de 9-10 pontos na medição do Ibope, índices considerados como medianos pela crítica, mas satisfatórios pela emissora, que à época buscava ainda consolidar-se no mercado.

Índice

[esconder]

 Antecedentes e contexto

Ainda em 2005, com a contratação do dramaturgo Lauro César Muniz, a Rede Record anunciou seus planos de passar a ter, em sua programação, dois horários distintos destinados à exibição de telenovelas[3][4]. A emissora já possuía, à época, o "RecNov", um estúdio localizado no Rio de Janeiro destinado à produção de suas telenovelas, de forma similar ao que a Rede Globo já fazia nos estúdios "Projac". A estrutura, entretanto, ainda não estava totalmente definida, e as filmagens de Prova de Amor a ocupavam integralmente. Uma vez que as obras de ampliação não iriam estar concluídas em tempo hábil[5] para o início das filmagens de Cidadão Brasileiro, um terreno com cerca de dez mil metros quadrados foi alugado para se tornar um canteiro de obras fictício, visando retratar a construção de Brasília. Adicionalmente, as cenas em estúdio foram realizadas numa cidade cenográfica construída em Barra Funda para representar uma versão ficcionalizada do município de Guará[6][7][8].
Em março do ano seguinte, Cidadão Brasileiro começou a ser exibida nesse segundo horário[9]. A telenovela foi exibida, em seu mês de estreia, às 20h 30min, mas sofreria nos meses seguintes uma série de mudanças em seu horário até regularizar-se às 22h 00. Esse horário foi seguido pela produção que a sucedeu, Vidas Opostas[10]. Prova de Amor, por sua vez, foi exibida entre 24 de outubro de 2005 e 17 de julho de 2006 e foi a terceira telenovela a ser produzida pela emissora desde 2004, quando a produção de telenovelas foi retomada com a exibição de A Escrava Isaura e, no ano seguinte, de Essas Mulheres[11].
Tanto A Escrava Isaura quando Essas Mulheres foram exibidas no horário "das sete" (a partir das 19h00), que continuaria a ser ocupado por Prova de Amor e, posteriormente, por Bicho do Mato, cuja estreia ocorreu em 18 de julho de 2006. Quando Cidadão Brasileiro, telenovela também exibida à época, passou a ser exibida às 21h30 por causa da exibição da propaganda eleitoral obrigatória a partir de outubro, Bicho do Mato manteve seu horário de exibição original[11], mas em 5 de março de 2007, este foi alterado para coincidir com a estreia da telenovela Paraíso Tropical, a "novela das oito" que a Globo passaria a exibir. Com a conclusão de Bicho do Mato, Luz do Sol seria exibida no mesmo horário "das oito"[12] a partir de 21 de março de 2007[13][14].

Produção

A atriz Juliana Silveira durante a festa de lançamento da segunda temporada da telenovela Floribella, que ela havia protagonizado na Rede Bandeirantes imediatamente antes de ser contratada pela Record para participar de Luz do Sol.
Com Luz do Sol, a Rede Record deu continuidade a uma sequência de telenovelas no horário "das oito", mantendo um segundo horário dedicado à exibição de telenovelas. Tão logo foi contratada pela emissora, em 2006, Moretzsohn foi anunciada como a escritora da telenovela que sucederia Bicho do Mato quando esta terminasse de ser exibida, e a produção de sua telenovela teve início no final daquele ano, após Bicho do Mato já ter começado a ser exibida. A primeira atriz a ser oficialmente anunciada foi Juliana Silveira, que vinha de uma bem-sucedida participação na telenovela Floribella, exibida pela Rede Bandeirantes entre 2005 e 2006[15][16]. Segundo a atriz, o que a teria atraído no projeto seria a proximidade do início da produção e a leveza da trama[17].
Inicialmente intitulada Amor Perfeito, a telenovela foi planejada pela autora como uma análise das mudanças nos relacionamentos amorosos com o advento da internet e da reconfiguração da família contemporânea, em especial do novo papel ocupados por avós na sociedade[18].
Paloma Duarte, Lucélia Santos, Leonardo Brício, Patrícia França e Luana Piovani foram os primeiros atores a serem cogitados para atuar ao lado de Silveira na produção durante a composição do elenco no final do ano de 2006. Em janeiro do ano seguinte, a telenovela ganharia o título definitivo de Luz do Sol e seu elenco seria oficialmente anunciado à imprensa. Dos atores cogitados, apenas Lucélia Santos e Luana Piovani não se confirmariam[16][19][20].
A produção de Cidadão Brasileiro teve influência direta no desenvolvimento de Luz do Sol: As filmagens da primeira tiveram início em janeiro de 2006[21][22] e se estenderiam até novembro[19]. Com dois meses de exibição, o diretor Flávio Colatrello Jr. afastou-se de Cidadão Brasileiro por conflito de idéias com a emissora e com Muniz[23][24][25]. Durante todo o período antecedendo sua saída, foram noticiados conflitos envolvendo Colatrello, seja por causa da iluminação utilizada, seja por causa do comportamento do diretor durante as filmagens ou pelo método que seria utilizado pela envelhecer os personagens durante a segunda fase da produção[24][26][27], gerando boatos de que ele seria destituído da função[28][29]. Após sua saída, o diretor João Camargo foi convidado a integrar a equipe de direção, e os diretores Fábio Junqueira e Ivan Zettel tiveram suas atribuições aumentadas. Enquanto Camargo, posteriormente, seria realocado para a equipe de produção da telenovela Alta Estação, e substituído pelo ator e diretor Henrique Martins, Junqueira e Zettel se viram impossibilitados de começar as filmagens de Luz de Sol enquanto não concluíssem os trabalhos com Cidadão[30][27][19]. Diante dessa experiência, Zettel buscou, para Luz do Sol, adquirir novos equipamentos de filmagem que possibilitassem cenas de maior cunho cinematográfico, buscando aproveitar-se inclusive do cenário da trama[31].

 Sinopse

Passada no estado do Rio de Janeiro, inicialmente em 1991, a trama percorre as cidades de Angra dos Reis, Saquarema e Rio de Janeiro. No bairro da Barra da Tijuca, ficam duas das locações da novela: o Condomínio Estrela do Mar e o Shopping Aquarius. O roteiro comporta duas histórias, que a certa altura se entrelaçam: A primeira conta o drama do desaparecimento de Adriana, herdeira de família rica e tradicional que some em sua festa de aniversário de 5 anos, não se sabendo se foi seqüestrada ou se está viva. Sua família já havia perdido a esperança de encontrá-la quando encontram "Rosa", uma moça em Saquarema, vendendo camarões na praia, que eventualmente descobre-se ser a menina desaparecida anos antes. A outra história, paralela, é a de Verônica, dona de uma agência especializada em organizar casamentos[14] Durante a trama, Verônica vive com Tom um relacionamento "entre amor e ódio"[32] e os conflitos entre os dois eventualmente se transforma num apaixonado romance[33].

[editar] Elenco

Luma Costa interpreta "Rosa", uma jovem surfista que trabalha como vendedora de camarão no espeto, na praia de Saquarema, com aqueles que acredita ser sua família: Agenor (Leonardo Brício), Eliana (Patrícia França) e Vicente (Eduardo Pires). Seus verdadeiros pais, Stella (Luiza Tomé) e Freddy (Giuseppe Oristânio) procuram-na desde que desapareceu, quando tinha apenas cinco anos. Em Saquarema, Rosa se vê numa das pontas de um triângulo amoroso completado por Helô (Letícia Colin), uma das vilãs da história, e Bernardo (Thiago Gagliasso)[34][13].
Nathália Rodrigues interpreta Laura, uma promotora de justiça obcecada pelo caso até então não resolvido do desaparecimento da filha de Stella e Freddy[35] e Andréa Leal, Kayla, uma fogosa e ignorante secretária[36]. Paloma Duarte e Petrônio Gontijo interpretam, respectivamente, Verônica e Tom. Embora ambos sejam pais solteiros, possuem vidas bastante opostas: ela é dona de uma agência especializada em organizar casamentos[14] e ele, um advogado especializado em realizar divórcios[33].

Música

Luz do Sol
Trilha sonora por vários artistas
Idioma(s)Português
Formato(s)CD
Tendo como música-tema a canção homônima "Luz do Sol", de Jorge Vercilo, a telenovela tem um álbum com 14 faixas lançado contendo parte de sua trilha sonora:[37]
#TítuloCantor(a)Duração
1."Luz do Sol" Jorge Vercilo
2."Garota Dourada" Felipe Dylon
3."Eu Não Sei Dizer Que Não Te Amo" Edson & Hudson
4."Ovelha Negra" Twiggy
5."Desentoa" Cachorro Grande
6."Sol de primavera" Leonardo
7."Quero Ver" Maskavo
8."Essa Ternura" Eliana
9."Spot Light" Sidney Magal
10."Serenata" Peppino di Capri
11."Será Você" Vinny
12."Longe Demais" Alceu Valença
13."Depois do Surf" Raphael Lós
14."Tô Bolado" WWW

Exibição e repercussão

Audiência

Em sua estreia, Luz do Sol registrou 12 pontos na medição do Ibope em São Paulo[38] e, embora seu último capítulo tenha registrado 16 pontos[39], a audiência média da produção durante a sua exibição foi de 9-10 pontos, um resultado considerado abaixo das expectativas[40][41] e inferior ao registrado no início de sua exibição, quando uma audiência de até 18 pontos era alcançada - suficiente para à época consolidar a participação da emissora no mercado como "segunda maior audiência" do mercado brasileiro[42].
Durante a sua exibição, a telenovela se manteve regularmente como a segunda maior audiência do horário, mas tal posição chegou a ser ameaçada em abril de 2007, com a exibição, pela emissora SBT, do reality show Ídolos, o que fez com que a grade de programação da emissora fosse alterada[43]. Os resultados da Record acabariam sendo considerados mais positivos inicialmente[42], mas não se sustentariam - posteriormente os capítulos começaram a ser reeditados, para se tornarem mais dinâmicos, e a telenovela passou a ter um enfoque menos tradicional, o que colaboraria na recuperação da audiência[44].

 Análise da crítica

O uso de temas tradicionais nas tramas da telenovela foi, em geral, elogiado. Carmen Pompeu, do jornal Folha de S.Paulo, apontou que Luz Sol "trabalha com clichês já aprovados" mas que estes "receberam uma nova roupagem com o objetivo de agradar à audiência dos dias atuais"[45]. Em matéria publicada na revista IstoÉ Gente, chegou a ser dito que "Ana Maria Moretzsohn não procura complicação" nos roteiros da telenovela, produzindo um "folhetim tradicional" que era apontado como uma "novela para toda a família"[46]
Gabriela Germano, embora tenha elogiado a trama em resenha publicada no portal Terra, apontou: "A Record está realmente empenhada em alcançar o primeiro lugar seguindo os passos da Globo. E, recentemente, com a estréia de Luz do Sol, dá uma mostra de que segue não só as boas estratégias da concorrente, mas também as ruins. Já faz um bom tempo que a líder em audiência apresenta folhetins repetitivos e não ousa mais em sua produção de teledramaturgia. A vice-líder, então, também preferiu apostar na mesmice. (...) Há, no entanto, uma diferença importante e óbvia entre as duas emissoras. Para a Globo, basta manter os seus números de audiência para continuar no topo. Já a Record precisa de mais. Tem de buscar algo além para não ser sempre a segunda colocada. E com uma história até agradável, mas sem nenhum diferencial, é difícil imaginar que um público novo se interesse pela trama. Afinal, se for para ver mais do mesmo, talvez valha a pena continuar acompanhando as histórias da emissora da família Marinho, ainda imbatíveis na qualidade técnica. A ausência das cenas de ação "típicas" de outras produções da emissora, como Vidas Opostas e Bicho do Mato fez com que a jornalista apontasse que a trama parecia ser produzida "voltada só àqueles que querem sentar e relaxar"[47].
Apesar da falta de "ousadia" ter sido criticada, o elenco foi particularmente elogiado, em especial a atuação de Petrônio Gontijo e Giuseppe Oristânio[47] e o fictício casal formado por Gontijo e Paloma Duarte seria comparável aos "casais mais legais das novelas brasileiras", segundo Mário Viana, do jornal Estado de S. Paulo. O trabalho dos dois atores foi elogiado por Viana e suas cenas "lembravam os filmes dos anos 40, com diálogos mordazes, rápidos, certeiros". Segundo o jornalista, "em novela - e só em novela -, casal bom é casal que bate boca, arma um barraco, dá vexame. Tudo bem, a gente está careca de saber que eles vão trocar um beijão definitivo lá pelo segundo bloco do último capítulo, mas o que interessa é vê-los feito gato e rato ao longo de centenas de dias"[33].

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