sábado, 16 de fevereiro de 2013

Máscaras (telenovela) 2012

Máscaras (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Máscaras
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração60 minutos aproximadamente
Criador(es)Lauro César Muniz
País de origem Brasil
Idioma original(em português)
Produção
Dire(c)tor(es)Ignácio Coqueiro
Edgard Miranda
ElencoFernando Pavão
Paloma Duarte
Heitor Martinez
Giselle Itié
Miriam Freeland
Petrônio Gontijo (ver mais)
Tema de abertura"Porto Solidão" - Fagner[1]
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Record
Formato de exibição480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original10 de abril de 2012 - 02 de outubro de 2012
Nº de episódios125[2]
Cronologia
Programas relacionadosQuem É Você?
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Máscaras foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida entre 10 de abril a 2 de outubro de 2012, em 125 capítulos. Escrita por Lauro César Muniz e Renato Modesto com direção-geral de Ignácio Coqueiro, sendo substituído por Edgard Miranda e com a colaboração de Mário Viana, Mariana Vielmond e João Gabriel Carneiro. [3] Substituiu Vidas em Jogo e foi sucedida por Balacobaco.
Conta com Fernando Pavão, Paloma Duarte, Miriam Freeland, Heitor Martinez, Petrônio Gontijo, Nicola Siri, Francisca Queiroz, Jonas Bloch, Daniela Galli, Bete Coelho, Gabriela Durlo e Giselle Itié nos papéis principais da trama.


Índice

[esconder]

[editar] Produção

A música Porto Solidão de Jessé, sucesso de 1980, foi escolhida como tema de abertura da novela Máscaras cantada por Fagner.[4]A novela deixou de ser exibida no dia 29 de agosto de 2012 por conta da final de A Fazenda 5, mas por conta de uma estratégia envolvendo sua substituta foi prolongada em um dia terminando com 125 capítulos.

[editar] Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Otávio, um homem feliz, que gosta de viver isolado com os animais de sua fazenda em Mato Grosso do Sul, que enriqueceu cuidando do gado e aprimorando a técnica da criação, vê-se, de uma hora para outra, diante de uma tragédia familiar que o leva ao desespero. Não suportando o peso do desaparecimento da mulher e filho, entra em profunda depressão e não vê mais condições de continuar vivendo.
Um médico consegue evitar que ele cometa o suicídio e tenta trazê-lo de volta à vida. Tempos depois o médico recebe uma mensagem secreta, não assinada, que promete esclarecer o destino da mulher e do filho de Otávio. O remetente marca um encontro em um cruzeiro marítimo.
Temendo ser uma notícia fatal, o médico nada revela a Otávio, mas o convence a fazer a viagem, afirmando que o cruzeiro pode ser o renascimento do suicida. Mas Otávio encontra, por acaso, uma saída artificial, um suicídio virtual, uma forma de renascer na identidade de outro homem. Mas ao fazer isso, está incorporando todo o passado do outro. Um passado que o leva a uma aventura infernal.
Os navegantes são personagens (passageiros e tripulantes) que se conhecem em um cruzeiro marítimo e que terão suas vidas ligadas a um fato policial marcante. Depois da viagem, suas vidas serão extensões daquele cruzeiro, por que um deles poderá explicar o que aconteceu à mulher e ao filho do suposto suicida.

[editar] Elenco

Petrônio Gontijo interpreta o doutor Décio Navarro.
Jonas Bloch interpreta Big Blond.
Bete Coelho interpreta a milionária Valéria.
AtorPersonagem
Paloma DuarteLuiza (Nameless, Eliza Rainha, Liz) [5]
Fernando PavãoOtávio Benaro (Martim Salles)[6]
Miriam FreelandMaria Benaro [7]
Giselle ItiéManuela Marim (Manu) [8]
Heitor MartinezMartim Salles (Otávio Benaro)[9]
Petrônio GontijoDr. Décio Navarro [10]
Luiza ThoméGeraldine Aidan [11]
Jonas BlochBig Blond (Gastão)
Cecil ThiréEduardo Sotero
Jussara FreireElvira Duval[12]
Raul GazollaEvaldo Fael [13]
Bete CoelhoValéria Lage [14]
Francisca QueirozFlávia Mattos [15]
Franciely FreduzeskiCláudia Prado [16]
Luiza CurvoLaís Neves [17]
Dado DolabellaEduardo Sotero Filho (Edu) [18]
Nicola SiriCaio Anselmi
Roberto BomtempoJosé Maria (Zezé)
Íris BruzziOlívia Motta [19]
Márcio KielingGabriel Peixoto [20]
Daniela GalliTônia Valdez Brown [21]
Karen JunqueiraLuma Valdez [22]
Gabriela DurloMarina Peixoto [23]
Bárbara BrunoMaria José (Zezé)
Flávia MonteiroEneida Bastos [24]
Jorge PontualMário Souza [25]
Louise D'TuaniLetícia Fael [26]
Giuseppe OristânioPulga
Eliete CigariniNair Fael [27]
Carlos BonowFausto (Faustino)
Jean FercondiniMarco Antônio Fael [28]
Bemvindo SequeiraNovais
Lívia RossyYara Lemos [29]
Marcelo EscorelToga (João)
Emilio DantasGino
Augusto ZacchiRégis
Renato LiveiraJairo Neves
Valquíria RibeiroMaria do Socorro [30]
Júlia MaggessiLuciana Anselmi [31]
Rai AntunesMarcelo
Luli MillerMirella
Tatsu CarvalhoRogério Mattos
Marcio NavarroFuncionário do Décio Navarro
Karla RalinLuzia

[editar] Audiência

Na noite de 10 de maio, de acordo com o Ibope, a trama da Record marcou uma média de 6 pontos, contra 8 do SBT e 6,5 da Band.[32]
Na noite de 28 de maio, a novela registrou um novo recorde negativo de audiência com apenas 4 pontos de média, ocupando a quarta colocação da audiência com uma audiência inferior a re-reprise de Marisol exibida à tarde pelo SBT.[33]

[editar] Repercussão

Máscaras teve seu horário de exibição trocado várias vezes (por causa da estreia da Fazenda, teve alguns capítulos exibidos após a meia-noite), causou desconforto entre elenco e o autor (a atriz Luíza Tomé reclamou publicamente da novela e do autor), e culminou com a troca do diretor – Ignácio Coqueiro foi substituído por Edgard Miranda – e redução de sua duração – dos 220 capítulos primeiramente pensados, terminou com 116 escritos.

Para tentar apagar o incêndio, juntamente com a troca da direção, Lauro César e seus roteiristas mexeram no texto, para deixá-lo mais digerível ao telespectador médio. Foi quando a novela melhorou significativamente. De fato, Máscaras tinha uma história muito interessante, como tantas outras de Lauro César Muniz. O autor usou em trechos já experimentados anteriormente, como tramas envolvendo organizações criminosas (vide O Salvador da Pátria e Poder Paralelo)
Em julho, parte do elenco divulgou na internet uma “carta de amor à Máscaras”, em que culpava a mídia pela repercussão negativa da novela. Os atores alegavam que a imprensa divulgava apenas os problemas (como a baixa audiência) e não noticiava a qualidade artística da obra, o trabalho e a garra dos atores e roteiristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário