domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os Ricos também Choram 2005/2006

Os Ricos também Choram

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Os Ricos Também Choram)
Os Ricos Também Choram
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração45 min. aproximadamente
Criador(es)Baseada na Obra Original de Inés Rodena e adaptada por Aimar Labaki
País de origemBrasil
Idioma originalportuguês
Produção
Dire(c)tor(es)David Grimberg
ElencoThaís Fersoza
Márcio Kieling
Felipe Folgosi
Ludmila Dayer
Mika Lins
Jonas Bloch
Françoise Forton
Glauce Graieb
Nicola Siri
Thierry Figueira
Flávia Monteiro
Milena Toscano
Tema de abertura"Pensando em ti" - Márcia
Transmissão original18 de julho de 2005- 13 de janeiro de 2006
Nº de episódios153
Cronologia
Programas relacionadosLos ricos también lloran
María la del Barrio
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Os Ricos também Choram é uma telenovela brasileira exibida pelo SBT entre 18 de julho de 2005 e 14 de janeiro de 2006, às 21h, substituindo Esmeralda e sendo sucedida por Mariana da Noite, sendo a nona telenovela da parceria SBT/Televisa. Baseada no original de Inés Rodena, foi adaptada por Aimar Labaki e Gustavo Reiz e Conchi, com supervisão de texto de Marcos Lazarini, direção de Jacques Lagoa, Luiz Antônio Piá e Henrique Martins, direção de teledramaturgia de David Grimberg e direção de núcleo de Fernando Rancoletta. Teve 153 capítulos.
Apresentou Thaís Fersoza, Márcio Kieling e Felipe Folgosi como protagonistas e Ludmila Dayer e Mika Lins como as antagonistas.
Foi exibida em Portugal pela RTP[1].

Índice

[esconder]

[editar] Versões

A versão original Los ricos también lloran foi produzida pela Televisa em 1979 e estreou no Brasil pelo SBT em 5 de abril de 1982, juntamente com a telenovela Destino, uma produção nacional com texto importado. Foram as primeiras telenovelas exibidas pela emissora. Destino teve apenas 55 capítulos, mas Los ricos también lloran, com quase 300, foi um grande sucesso. Verónica Castro, intérprete da protagonista Mariana, visitou o Brasil. Ela também foi jurada do Miss Brasil 1982, promovido pela emissora.[2]
Maria do Bairro, exibida pelo SBT em 1997, reprisada ainda em 1997, em 2004, em 2007, e em 2012, era na verdade um remake da telenovela Los ricos también lloran, com Thalía no papel que foi de Verónica Castro.

[editar] Produção

A gravação era para ser iniciada em 2003, mas a emissora teve dificuldades de adquirir os direitos da novela[2].
Em junho de 2004, Doc Comparato tinha sido contrado pelo SBT como consultor de teledramaturgia. Promoveu oficinas de atores, adaptou o primeiro capítulo da telenovela e trabalhava no projeto de uma minissérie, mas devido a desentendimentos acabou demitido. Marcos Lazzarini foi convocado a adaptar a trama no lugar de Doc[2].
Diferentemente da versão original, que se passava na atualidade, a segunda versão foi ambientada na década de 1920. Quando ainda estava na emissora, Doc pretendia abordar a Semana de Arte Moderna, a chegada do cinema, a expansão da fotografia e a ebulição que São Paulo estava passando. Mas a emissora alterou a ambientação para os anos 1930 e mostrou a Crise de 1929 provocada pelo crash da bolsa de Nova Iorque, que atingiu as fazendas de café[2].
Na verdade, apenas a espinha dorsal do texto mexicano foi aproveitada. A versão brasileira de Os ricos também choram foi praticamente uma história inédita, com partes do enredo inexistentes no texto original[2].
Para dar características mais nacionais, os nomes dos personagens foram trocados. O sobrenome da protagonista na versão mexicana, era Villareal e foi modificado para Martins na produzida no Brasil[2].

[editar] Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Mariana é uma linda jovem de 18 anos que cresceu livre e solta na Fazenda São José. Nunca conheceu seus pais: a mãe morreu no parto e o pai a jovem não sabe quem é. Na verdade, ela não sabe que trata-se de ser a herdeira do falecido Coronel Evaristo Martins, dono da fazenda e seu legítimo pai.
Mariana será expulsa da fazenda onde cresceu por Ester, esposa do coronel. Mais tarde, ao saber que a jovem era filha e herdeira de seu marido, a mulher se dedicará a tentar anular o testamento. Como não consegue, passará a perseguir Mariana com o objetivo de destruí-la.
Na cidade de Ouro Verde, no início da década de 1930, o poder estava nas mãos de grandes fazendeiros. O mais importante deles era o Coronel Antônio Domingues. Casado com Maria José, uma mulher altiva e rígida, tem dois filhos: Alberto e Bernardo, que têm personalidades opostas. Bernardo é ajuizado e responsável; já Alberto é considerado um verdadeiro bom-vivant. É Mariana quem alterará radicalmente a relação fraternal entre os dois rapazes.
Após ser expulsa da Fazenda São José, Mariana chega a Ouro Verde suja e esfarrapada. Lá encontra Bernardo, que passa a ser seu protetor; ele ofereceu-lhe um emprego na confeitaria do senhor Salgado. Bernardo apaixonara-se imediatamente pela moça, mas não imagina que Mariana também era cortejada por outro rapaz, galante e divertido, que mexia com sus sentimentos: seu irmão, Alberto.
Ouro Verde, pano de fundo da trama, é uma cidade movimentada, que terá de tudo um pouco. A pensão de Dona Gênova reúne de comunistas disfarçados a golpistas travestidos de mulher, além das aventuras amorosas que incluem até a dona da pensão, que ainda está bem enxuta.
As notícias da cidade são anunciadas pelo alto-falante da rádio Auriverde, através do locutor Adolfo Coimbra, que sofre por se achar o homem mais feio da cidade, apesar da sua bela voz atrair uma grande quantidade de fãs.
O Coronel Antônio Domingues, como todo grande líder, tem alguns inimigos, como Arabela Guedes, uma viúva forte e decidida, herdeira dos negócios e da política do seu falecido marido. Uma rivalidade temperada pelo amor que eles compartilharam na juventude, até o coronel decidir casar com Maria José. A viúva ainda é uma mulher bela e atraente, mesmo com os quatro filhos crescidos - sendo três moças e um rapaz - que se envolvem em vários casos românticos, nem todos do agrado da mãe.

[editar] Elenco

AtorPersonagem
Thaís FersozaMariana
Márcio KielingAlberto
Ludmila DayerSofia
Felipe FolgosiBernardo
Françoise FortonArabela Guedes
Jonas BlochCoronel Antônio Domingues
Glauce GraiebMaria José
Flávia MonteiroOlga
Thierry FigueiraPedro
Mika LinsEster
Nicola SiriNino
Marcela MunizGênova
Jiddu PinheiroAgustin
Karla TenórioInês
Milena ToscanoMartina
Ildi SilvaKemi
Fernando PavãoDr. Ulisses
Magali BiffOtávia
Carla FioroniNenê
Guilherme TrajanoLuís Carlos
César PezzuoliSr. Salgado
Phil MilerAdolfo Coimbra
Ana Paula VieiraRita
Fernando NevesEpitácio Moreira
Celso BerniniHugo (Josefina)
Joaquim LopesSamuel (Daphné)
Débora GomezGina
Graça AndradeTiana
Juliana AlmeidaEsperança
Walter CruzJuvenal da Costa
Vanessa GuimarãesAparecida
Ana FuserSolange
Guga Dalla VecchiaRicardo
Patrícia GasparTolosa
Edson MontenegroAldeniy
N'any di LimaMira
Participação especial
AtorPersonagem
Flávio GalvãoCoronel Evaristo Martins

[editar] Trilha sonora

Ouça o artigo (info)
Desculpe, mas ou o seu browser está com o JavaScript desactivado ou não tem nenhum dos leitores suportados.
Pode fazer o download do vídeo ou o download de um leitor para assistir ao vídeo no seu browser.
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 17 de janeiro de 2013 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda com áudio).

[editar] Audiência

O seu primeiro capítulo registrou 17 pontos de média, ficando em segundo lugar, 11 pontos a mais que o primeiro capítulo de sua antecessora, Esmeralda[3]. Posteriormente a novela teve queda nos números, marcando 7,3 pontos[4]. Em seu último capítulo alcançou 9 de média e picos de 11, garantindo a vice-liderança no horário[5].

Nenhum comentário:

Postar um comentário