sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vidas em Jogo (telenovela) 2011/2012

Vidas em Jogo (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Vidas em Jogo
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração60 minutos aprox.
Criador(es)Cristianne Fridman
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Dire(c)tor(es)Alexandre Avancini
ElencoVer "Elenco"
Tema de abertura"É", Gonzaguinha[1]
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Record
Formato de exibição1080i (HD)
480i (SD)
Transmissão original3 de maio de 2011[2] - 9 de abril de 2012
Nº de episódios243 [2]
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão · Projeto Entretenimento
Vidas em Jogo é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Record de 3 de maio de 2011 a 9 de abril de 2012, sucedendo Ribeirão do Tempo e sendo sucedida por Máscaras. Dirigida por Alexandre Avancini, é a segunda telenovela integralmente escrita por Cristianne Fridman.
Em Portugal a novela começou a ser exibida em 2 de janeiro de 2012 pelo canal RTP1, à hora do almoço. A novela teve 245 capítulos gravados, mas devido à transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 , a novela fechou com 243.
Guilherme Berenguer, Thaís Fersoza, Betty Lago, André Di Mauro, Simone Spoladore, Marcos Pitombo, Ricardo Petraglia, Paulo César Grande, Leonardo Vieira, Vanessa Gerbelli, Amandha Lee, Luciana Braga, Denise Del Vecchio, Sacha Bali, Beth Goulart, Sandro Rocha, Sílvio Guindane, Cláudio Heinrich e Julianne Trevisol nos papeis principais, numa trama que trata da amizade entre dez pessoas de origem humilde que acabam ganhando um prêmio de 200 milhões de reais na loteria. Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, a trama foca tanto as mudanças que o dinheiro causa na vida dessas pessoas quanto o cumprimento de um pacto firmado entre os vencedores: cada um deles só teria acesso à sua segunda parte do prêmio se alcançasse determinados objetivos.[3]

Índice

[esconder]

[editar] Antecedentes e contexto

Ainda em 2005, com a contratação do dramaturgo Lauro César Muniz, a Rede Record anunciou seus planos de passar a ter, em sua programação, dois horários distintos destinados à exibição de telenovelas[4][5]. A emissora já possuía, à época, o "RecNov", um estúdio localizado no Rio de Janeiro destinado à produção de suas telenovelas, de forma similar ao que a Rede Globo já fazia nos estúdios "Projac". A estrutura, entretanto, ainda não estava totalmente definida, e as filmagens de Prova de Amor a ocupavam integralmente. Uma vez que as obras de ampliação não iriam estar concluídas em tempo hábil[6] , um terreno com cerca de dez mil metros quadrados foi alugado para se tornar um canteiro de obras fictício, visando retratar a construção de Brasília. Adicionalmente, as cenas em estúdio foram realizadas numa cidade cenográfica construída na Barra Funda para representar uma versão ficcionalizada do município de Guará[7][8][9].
Audiência obtida pela Rede Record na estreia de suas "novelas das oito" e pela Rede Globo no mesmo dia.
Em março do ano seguinte, Cidadão Brasileiro começou a ser exibida nesse segundo horário[10]. A telenovela foi exibida, em seu mês de estreia, às 20h 30min, mas sofreria nos meses seguintes uma série de mudanças em seu horário até regularizar-se às 22h 00. Esse horário foi seguido pela produção que a sucedeu, Vidas Opostas[11], enquanto o horário "das oito" seria posteriormente ocupado por Luz do Sol, que começou a ser exibida em 21 de março de 2007[12][13]. Entre 2006 e 2009, sucedendo à Cidadão Brasileiro, cinco telenovelas estrearam no horário de 20h 30: Luz do Sol, Amor e Intrigas, Os Mutantes - Caminhos do Coração, Promessas de Amor e Bela, a Feia. Em sua estreia, Cidadão Brasileiro obteve uma média de 15 pontos na medição do Ibope[14], chegando a alcançar 23 pontos em partes de sua exibição[15]. Somente a estreia de Os Mutantes obteria índices maiores: 24 pontos de média. Bela, a Feia, por sua vez, obteve a menor audiência: 10 pontos[14].
Em janeiro de 2010, a emissora emitiu um "Comunicado à Imprensa" anunciando que, com o término de Poder Paralelo, não iria mais exibir uma telenovela no horário das 22h, com Ribeirão do Tempo substituindo Bela, a Feia, mas que ainda no primeiro semestre exibiria uma nova produção, no horário das 19h[16]. Em 18 de maio de 2010, quando Ribeirão do Tempo estreou, entretanto, Bela, a Feia já vinha sendo exibida às 22h, passando a ter seus capítulos transmitidos mais tarde, às 23h, para que a nova produção ocupasse o horário.[17] Com o término de Poder Paralelo, Ribeirão do Tempo se tornaria a "novela das dez" de facto da emissora, e manteria-se sendo exibida por quase um ano, devido aos atrasos na produção de Vidas em Jogo.[18]

[editar] Enredo

Parte dos personagens, como Carlos (André Di Mauro), Rita (Julianne Trevisol) e Francisco (Guilherme Berenguer) vivem num prédio abandonado, e sofrerão com a perseguição da vilã da trama, Regina (Beth Goulart). Dona do prédio, ela contrata o ex-policial Cleber (Sandro Rocha) para expulsar os moradores e desocupar o edifício. O "Bolão da Amizade", composto por Carlos, Francisco, Severino (Paulo César Grande), Margarida (Amandha Lee), Andrea (Simone Spoladore), Augusta (Denise Del Vecchio), Belmiro (Ricardo Petraglia), Marizete (Betty Lago), Ivan (Sílvio Guindane) e Jorge (Sacha Bali) é um grupo de dez amigos que toda semana se une para realizar apostas na loteria brasileira. Após dois anos de tentativas frustradas, os amigos fazem um pacto: se ganharem no sorteio de Ano Novo, em que seria sorteado o maior valor da história do prêmio, depositarão metade do prêmio numa poupança, e cada um dos vencedores só teria acesso à sua parte no dinheiro se cumprissem com determinadas missões: à cozinheira Margarida, por exemplo, caberia emagrecer.[3]
Severino é o dono de um restaurante onde a maior parte dos personagens se encontra. Dentre seus funcionários está Margarida, uma cozinheira "gordinha" em razão de seu sobrepeso, e o garçom Elton (Claudio Heinrich), por quem ela está apaixonada. Sua esposa, Divina (Vanessa Gerbelli), mantêm um caso extraconjungal com Ernesto (Leonardo Vieira), um vendedor de cachorro-quente.[3][19]

[editar] Elenco

Os dez integrantes da turma do bolão são os principais protagonistas da trama. Guilherme Berenguer interpreta o protagonista Francisco Moraes, um jovem vocalista de uma banda de samba-rock que perdeu os pais bem cedo em um acidente de trem no Maranhão. Seu maior objetivo é encontrar os dois irmãos que foram sequestrados.[20] Thaís Fersoza interpreta a «antagonista» Patricia, namorada de Francisco. É uma jovem «má», que gosta de se divertir com o sambista. Beth Goulart interpreta a principal vilã da história e dona da construtora Camargo Leal, Regina. Ela é capaz de tudo até matar em nome do bem-estar das filhas Amizade[21]. Rita Duarte Monteiro é interpretada pela atriz Julianne Trevisol[22]. Uma jovem honesta e trabalhadora(mas será que é o que todos vêem«uma santinha»),Rita tem como melhor amiga a confeiteira Marialice (Gabriela Moreyra) e acaba se apaixonando perdidamente por Francisco, disputando-o com Patricia. André Di Mauro interpreta Carlos Nobre Batista, um ex-policial que guarda segredos sobre o seu passado. Seus filhos adotivos, Wellington e Grace, são interpretados por Ricky Tavares e Giovana Falcão. Wellington na trama, namora Cacau, interpretada por Marcela Barrozo. Na fase final da trama Wellington Ricky Tavares reencontra Stella (Liége Muller)[23] que oferece crack para o rapaz. Wellington (Ricky Tavares) acaba ficando viciado e Carlos (André Di Mauro) após várias tentativas para tirá-lo do vício, revela que é seu pai verdadeiro. Os integrantes do Bolão são: Carlos Nobre Batista (André Di Mauro), Belmiro Silveira Aguiar (Ricardo Petraglia), Jorge Domingos da Costa (Sacha Bali), Ivan dos Santos Marcondes (Sílvio Guindane), Andrea Diniz Vasconcellos (Simone Spoladore), Francisco Pereira Moraes (Guilherme Berenguer), Margarida Fonseca dos Prazeres (Amandha Lee), Severino Ramos Bandeira (Paulo César Grande), Marizete Bastos da Silva (Betty Lago) e Augusta Figueira de Andrade (Denise Del Vecchio). Juntos, eles ganham 200 milhões de reais na loteria no Ano Novo.
Os demais vilões da história são: Fátima Silveira Magalhães (Luciana Braga), Ernesto Lopes Vidal (Leonardo Vieira), Cleber Gomes Pedroso (Sandro Rocha), Betão (André Ramiro), Miranda (Marcelo Escorel), Maurício Dourado (Mário Gomes) , Élton (Cláudio Heinrich) e Raimundo Figueira de Andrade (Rômulo Arantes Neto).

[editar] Repercussão

No último capítulo da novela Quando o personagem Carlos (André Di Mauro), morreu, os internautas colocaram o termo #OCarlos entre os assuntos mais discutidos no Twitter mundial. O personagem Severino (Paulo César Grande) chegou aos TTs internacionais antes mesmo de aparecer no capítulo.[24].

[editar] Audiência

Em seu capítulo de estreia, a produção registrou 14 pontos de média, com picos de 17 e share de 25% no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, a média foi de 12 pontos, com picos de 14 e share de 19%[25]. No dia seguinte com a apresentação do segundo capítulo entretanto, a audiência apresentou índices maiores, com 14 pontos de média, mas chegando à atingir 16 em determinados momentos de sua exibição em São Paulo.[26]No dia 13 de junho na faixa das 22h27 às 23h29, a trama atingiu 16 de média no Ibope e share (participação de televisores ligados) de 32 %, no Estado. Em São Paulo, a novela registrou média de 14 pontos com pico de 17 e share de 27%. No seu último capitulo a novela marcou 20 pontos de média e em muitos momentos superou a Globo. Em SP seu último capítulo atingiu média de 18 pontos. [27]

[editar] Prêmios e indicações

AnoPrêmioCategoriaRecebido porResultadoRef.
2011Prêmio ABMNDestaque em Marketing PromocionalVidas em JogoVenceu[28]
Top Empresarial InternacionalDestaque Artístico NacionalAndré Di MauroVenceu[29]
2012Prêmio Contigo! de TV
Melhor TelenovelaVidas em JogoIndicado[30][31]
Melhor Autor de NovelaCristianne FridmanIndicado[32][31]
Melhor AtorAndré Di MauroIndicado[33][31]
Melhor Ator CoadjuvanteSandro RochaIndicado[34][31]
Melhor Atriz InfantilJulia TannusIndicado[35][31]
Shaila ArseneIndicado
Melhor DiretorAlexandre AvanciniIndicado[36][31]
Banff World Media FestivalMelhor TelenovelaVidas em JogoVenceu[37]

[editar] Transmissão internacional

A novela está sendo transmitida em Portugal pela RTP,[38] principal emissora de rádio e televisão do país, a novela está tendo grande audiência e está sendo um sucesso no país, além da RTP, a Record Internacional também está transmitindo a novela em países como os Estados Unidos, Portugal, Japão e Moçambique.

[editar] Trilha sonora

Vidas em Jogo
Capa do álbum Vidas em Jogo. Na imagem, a atriz Julianne Trevisol e o ator Guilherme Berenguer.
Trilha sonora por Vários intérpretes
Lançamento2011
Gênero(s)Vários
Idioma(s)(em português)
Formato(s)CD
Gravadora(s)Radar Records
Capa: Julianne Trevisol e Guilherme Berenguer[39]
#TítuloMúsicaDuração
1."Pétala" Gal Costa
2."Noturno Carioca" Erasmo Carlos
3."As Rosas não Falam" Virgínia Rosa
4."Não Vou Ficar" Marília Bessy e Hyldon
5."Da Cabeça aos Pés" Edson
6."Frisson" Moisés
7."Copo Vazio" Zizi Possi e Hélio Delmiro
8."Aprendendo a Jogar" Elis Regina
9."É" Gonzaguinha
10."Chiclete com Banana" Beth Carvalho e Daniela Mercury
11."Na Cadência do Samba (Que Bonito É)" Lazzarini
12."When (A Woman In Love)" Claudio Goldman
13."Tortura de Amor" Alexandre Arez
14."Amor da Minha Vida" Maria Alice
15."Vergonha na Cara" Yasmin Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário